13 de janeiro de 2010

Joaquim Roriz (PSC) lidera corrida para governo do DF

A menos de um ano das eleições de 2010, Joaquim Roriz (PSC), ex-governador do Distrito Federal por quatro mandatos, lidera disputa pelo governo do Estado, com vantagem mínima de 27 pontos sobre o segundo colocado. É o que revela pesquisa Datafolha
com 510 moradores de 16 anos ou mais do Distrito Federal, realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009. A margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, para o total da amostra.

O Datafolha testou seis cenários possíveis, com apresentação de nomes de candidatos aos entrevistados.



Em todos eles foram incluídos o nome do ex-governador e de Agnelo Queiroz, pelo PT, e em outros dois os nomes do também ex-governador Cristovam Buarque e do atual, José Roberto Arruda, que não pode mais concorrer por estar sem partido, após expulsão do DEM.

No primeiro cenário investigado, Roriz lidera com 44%, ante 12% de Agnelo Queiroz, enquanto José Roberto Arruda, que não está elegível obtém 11%. José Antonio Reguffe (PDT) obtém 5%, e Gim Argello (PTB) tem 4%. Declaram voto branco ou nulo 15%, 9% mostram-se indecisos.

Joaquim Roriz vence no segundo cenário com 46%, sobre 11% de Agnelo Queiroz, 7% de Paulo Octávio (DEM), 6% de Reguffe e 5% de Argello. Diante dessa situação, 16% votariam em branco ou anulariam o voto e 10% não saberiam como votar.

No terceiro cenário, incluído o nome de Cristovam Buarque pelo PDT, Roriz alcança 44%, ante 17% do ex-governador. Outros 9% declaram preferência por Agnelo Queiroz, 5% dizem preferir Paulo Octávio, e 4%, Gim Argello. Afirmam pretensão de anular ou votar em branco 13% e dizem não saber, 9%.

No quarto cenário proposto aos entrevistados, 48% declaram preferir Roriz, que dista de Agnelo Queiroz, com 12%, de Reguffe com 7%, e de Argello com 6%, enuanto 18% declaram voto branco ou nulo e 10% não tomam posição.

No quinto cenário, com inclusão de Adelmir Santana pelo DEM, as menções a Roriz e Agnelo se repetem: 48% e 12%, respectivamente. Nesse caso, José Antonio Reguffe tem 6% e Argello, 5%. Adelmir consegue 1%, e novamente, 18% dizem pretender votar em branco ou anular e 10% não conseguem se posicionar.

No sexto e último cenário testado, Joaquim Roriz atinge 43%, Cristovam Buarque tem 13%, Agnelo Queiroz obtém 10%, o governador José Roberto Arruda alcança 8%, e Gim Argello, 4%. Votariam em branco ou nulo 12%, e não saberiam em quem votar, 8%.

O ex-governador Joaquim Roriz consegue suas melhores taxas de intenção de voto entre os simpatizantes do PMDB (entre 69% e 74%), bem como entre os menos escolarizados (entre 53% e 58% de menções), além de ficar acima da média entre os mais jovens (taxas de 49% a 55% entre os que têm até 24 anos de idade) e entre os mais pobres (variação de 51% a 57%).

Já o petista Agnelo Queiroz se destaca entre os que simpatizam com o PT (de 17% a 25% de preferência), e entre os mais escolarizados (variação de 15% a 20%).

Questionados, ainda, em quem pretendem votar para governador do Distrito Federal, sem apresentação de nomes dos candidatos, 55% dos moradores do Distrito Federal declaram não saber. Mencionam espontaneamente Joaquim Roriz 23%, e 5%, o atual governador, José Roberto Arruda. Agnelo Queiroz é lembrado por 2%, enquanto Paulo Octávio, Gim Argello e referências a “partido do PT/ no PT” atingem 1%, cada. Outros nomes somam 4%, e em branco ou nulo, 8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário