29 de agosto de 2011

Reforma ou maquiagem ? GDF joga para 2012 intenção de reforma da rodoviária

Rodoviária de Brasília - Descaso com a população
Os primeiros dias de mandato do governador Agnelo Queiroz foram marcados por uma faxina geral que começou justamente na Rodoviária do Plano Piloto. Mesmo assim, o local continua precisando de reparos. Um projeto antigo orçado em R$ 30 milhões previa uma revitalização geral. O novo governo, segundo a Secretaria de Obras, trabalha em um novo projeto de reforma do local.

O GDF anunciou no ultimo dia (24/09) a construção de dez terminais rodoviários – no Gama, Taguatinga, Sobradinho II, Recanto das Emas, Samambaia Norte e Sul, Riacho Fundo II e Santa Maria. Além disso, 12 terminais serão reformados e ampliados, mas a Rodoviária do Plano Piloto, o maior terminal de Brasília, não está entre eles.

Em 2009 e em outra gestão havia-se feito um projeto de reforma geral, na época o ex secretário de transporte (Alberto Fraga) anunciava como uma das maiores obras de Brasília e que praticamente a Rodoviaria seria reconstruída, a idéia na época fazia parte do pacote de obras em 2010 para a copa do mundo na cidade e previa ainda que as obras ficassem prontas no ínicio de 2012, isso porque com um fluxo de 1milhão de usuários que usam o local por dia e pela magnitude da obra que seria. "dizia".

A Secretaria de Obras e a Novacap estão elaborando um projeto para reforma geral da Rodoviária do Plano Piloto. Ainda sem estimativa de orçamento, a proposta prevê mudanças nas instalações elétricas e hidráulicas, no piso e no sistema interno de som – e não deve sair do papel neste ano.

A Novacap informou que melhorar a acessibilidade será um dos principais objetivos da reforma, que também prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos do terminal. O projeto está sendo elaborado com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), já que a rodoviária é tombada.

Em 2007, uma leve maquiagem:

A Rodoviária do Plano Piloto passou por uma reforma em 2007. À época, tapumes cobriram os estacionamentos sul da plataforma superior e provocaram mudanças no trânsito local. Em seguida, operários revitalizaram a pista que passa em frente ao Conjunto Nacional e a calçada onde ficavam os ambulantes. Depois, as paredes foram pintadas. As obras incluíam a impermeabilização do teto da rodoviária, fundamental para evitar as frequentes goteiras que apareciam no local. O governo havia repassado R$ 5 milhões para o término da reforma. Menos de quatro anos depois, o prédio exige novamente reparos.

 TigoRodrigues Comenta:

Enfim vamos esperar nada anciosos por essa promessa de políticos, acreditava eu que em 2012 seria entregue a população do DF uma Rodoviária praticamente nova.
  A expectativa em torno do anúncio de uma grande reforma (reconstrução) feita em 2009 parecia-me finalmente um grande desejo e vontade de realiza-la.

Tempo passou, escandalos políticos apareceram e todas as idéias, planos e projetos foram jogados na lixeira, essa época ja não haviam elevadores funcionando, as escadas rolantes por horas funcionam outras não, banheiros mal conservados e odor por muitos metros fora dele, Estamos em 2011 e essa realidade continua e com novos problemas, como por exemplo, A falta de uma praça de alimentação mistura comida, lixo, fumaça dos ônibus e 1 milhão de pessoas todos os dias, falta estrutura para táxis, a iluminação pública resolveu escurecer os arredores da rodoviária, a segurança é feita por poucos homens da polícia militar, usuários de drogas e moradores de rua continuam por lá e etc etc .

A desorganização do comércio dentro da rodoviária lembra-me a de uma feira que mistura comida com roupas,frutas, animais, verduras, ambulantes e uma rádio, essa merece aplausos, passa despercebida as vezes por causa do desgosto da vergonha de quem precisa usar a rodoviária mais também é um refúgio sonoro para quem tenta fugir do desespero que é ver a falta de governo.

Por: TigoRodrigues

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